11 de dezembro de 2017

AINDA FRANK SINATRA- O CHEFÃO ( final )



Me interessei pelas biografias do Frank Sinatra a partir do ano 2000. Estava em Chicago onde vivia uma filha. Era dia do meu aniversário e ela fez uma reserva me dizendo que eu iria adorar o lugar. Cheguei cedo. Era um lugar chique, sem sofisticação. Um senhorzinho de cabeça branca como barmen era o único habitante naquela hora. Me serviu um dry martini e continuou no que estava fazendo. Pus-me a olhar as paredes do bar. Todas decoradas com cartas e bilhetes. Emoldurados, criteriosamente datilografados, dirigiam-se a um único personagem: o dono do bar, seu amigo. Outra coisa me chamou atenção: em nenhuma das cartas havia maiúsculas. Tudo escrito em letras minúsculas. Não me perdoo por haver esquecido o nome daquele personagem e do lugar. Como não me recordo do nome nunca pude busca-lo na internet. Busquei o bar. Aparece mais de 20 lugares como preferidos do Sinatra na velha Chicago. Um deles diz o mestre Google era-lhe mais assíduo. Mas não há referencias a cartas emolduradas na parede.
Fiquei impressionado. Como um artista como Frank Sinatra encontrava tempo para escrever longas cartas (eram muitas) e saborosos bilhetes? Pelo que observei seus textos lembravam uma vida, mas os escritos estavam datados, do primeiro ao último, em pouco menos de dez anos. Aquilo provavelmente não era nada diante da quantidade de amigos que Sinatra fez na vida. Dalí para frente busquei algo mais que o cantor. E como tem…
Atribuem o aprimoramento do seu talento aos muitos anos que passou na orquestra de Tommy Dorsey como crooner. Esses anos deram aos seus ouvidos cultura e foro musical. É a dedução lógica. Sua sensibilidade musical era tamanha que fazia todo o mundo do jazz americano curvar-se a seus pés, mesmo ainda desconhecido. Diz o jornalista James Kaplan que havia algo mais: seu impressionante controle de respiração ao cantar vinha de uma vantagem anatômica na caixa torácica.
Sua legião de amigos; sua indescritível capacidade para o álcool; seu grupo de noitadas conhecidos como RAT PACK (turma do rato) sua vida perdulária; seus acessos de fúria incontroláveis; o desprezo e provocação por autoridades e jornalistas; sua arrogância e sua sexualidade voraz junto ao incomparável poder de sua voz tornavam-no um manipulador de emoções. Apesar de volátil e impaciente era capaz de grandes atos de generosidade.
O jornalista Gay Talese passou toda a sua vida tentando entrevista-lo. Jamais conseguiu.  Mas uma das melhores definições sobre Frank Sinatra parece ser a do produtor Jack Entratter ao se encontrar com seu regente Quincy Jones, como está na página 745 do volume dois:
– O que vocês fazem com o Frank? Quando ele está com o Rat Pack aqueles caras vão para a sauna às cinco e meia da manhã tomando Jack Daniel’s. Eles passam a noite toda na farra. Mas, quando vocês trabalham com ele, Frank chega 45 minutos adiantado com a partitura, uma pasta e exercícios vocais. Dá para ver que ele está preparado. Porque, apesar de tudo o que veio depois, os filmes, a TV e tudo mais, antes de qualquer coisa Frank foi um cantor de orquestra, essa é a raiz dele.
E quem não gostaria de estar no Rat Pack? Entre outros, em diferentes épocas, era composto por Dean Martin, Sammy Davis, Jerry Lewis, Peter Lawfford, humphrey Bogart . Orson Wells.
O Brasil aparece por duas vezes no segundo volume da biografia escrita por Kaplan. A primeira na página 842 quando ele rememora o famoso telefonema de Sinatra para Tom Jobim, de madrugada, de Los Angeles para o bar do Antonio’s, famoso botequim com varanda de Ipanema no ano de 1966. Era dezembro. Pouco tempo depois o maestro brasileiro estava nos estúdios na Califórnia gravando os álbuns memoráveis. São apenas duas páginas do livro. Mas a descrição do autor sobre a musica do Tom, na página 843, vale a leitura de metade do livro. São as dez linhas mais bonitas sobre a obra do Jobim que já li. A outra referencia ficou para sua apresentação no Rio de Janeiro. É considerado o maior show de sua carreira. Havia 170 mil pessoas na noite de 26 de janeiro de 1980 no Maracanã. E chovia muito.  Sinatra queria ir embora para desespero dos organizadores. Mas rendeu-se diante da ovação. Ele voltaria ao Brasil um ano depois para cantar em três noites, de 13 a 16 de janeiro de 1981 no Maksoud Plaza em São Paulo. Essa viagem não consta deste livro.
Mas há uma infinidade de histórias deliciosas. As longas e torturantes negociações para gravar Stranger’s in the Nigth que ele não queria; seus quatro casamentos, sua infindável briga com a mídia, sua relação portentosa com o misto de restauranteur e mafioso Jille Rizzo; suas bebedeiras homéricas; seu capítulo com a máfia. E muitas, muitas outras histórias que valem o livro. Aliás vale a leitura de qualquer biografia do Sinatra que você encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário